quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Entrevista com Cassiola (PE) que lança o novo single "E.T. do Janga"


Cássio Henrique, Cassiolinha, Super Cássio ou Cassiola.

Garoto prodígio das rodinhas de violão psicodélicas das noites de Olinda e Recife, Cássio Henrique lança seu novíssimo projeto Cassiola (apelido de infância) com mais um single "E.T. do Janga" que está saindo pelo nosso selo Recife Lo-Fi Records. Batemos um papo com ele para sabermos um pouco mais do universo cassioliano! Vamos ao papo!

Grande Cássio, massa ter você aqui no Recife Lo-Fi! Vamos direto ao assunto! Você lembra a primeira vez que ouviu um vinil? E a última vez, qual foi?
A primeira vez obviamente não lembro, mas a lembrança mais antiga que tenho é de ouvir o disco da Xuxa em espanhol.... acho que amava a Xuxa mais do que a minha mãe na época! O último acho que foi o disco de "Edu Viola - Psilocibina" que ganhei de presente recentemente! Adoro essas bolachas, se Buda quiser, terei minhas músicas lançadas em vinil!

Quais as tuas primeiras experiências musicais? Já teve banda?
Eu tinha um pianinho de brinquedo e anos depois tive um teclado desses Casio, mas só brincava, fui desleixado e acabei não aprendendo esse tipo de instrumentos. Depois ganhei um violão Di Giorgio doado por um primo meu, logo contarei mais detalhes sobre ele....
Sobre ter banda, cheguei a entrar em uma chamada "Dona Mercedes" lá pra 2005, mas poucas semanas depois ela terminou. Em 2008 tive outra que nem chegou a ter nome fixo, o mais perto de se chamar era "Dona Fátima e Seus Doze Assassinos", essa banda chegou a ter vários ensaios, tinha potencial, tinhamos músicas autorais e até fãs tinhamos, mas infelizmente o projeto mixou. Pelo que me lembro a banda era composta por Alexandre Bah na bateria, Hugolino na guitarra, Cleberson Binho na segunda guitarra, Diego Gonzaga (hoje dos Verdes & Valterianos) no baixo e eu no vocal. Também tive um breve projeto com Ana Carolina Bevenuto...

Quando aprendeu a tocar violão? Você também dá aulas de violão não é?
Quando eu tinha uns 14 ou 15 anos ganhei um Di Giorgio do meu primo, fui aprendendo como autodidata inicialmente pegando umas revistinha de cifras de cifras aqui e dicas dos amigos acolá até que esse violão foi quebrado duante uma briga em um péssimo fim de semana. Depois da maré ruim passar ganhei 2 Tagimas, um de aço e um de nylon que tenho até hoje, então daí passei a aprender de maneira mais profissional fazendo violão clássico e canto na Escola de Edna Candeia, uma cantora bem conhecida do Bairro de Jardim São Paulo e anos depois fui aprender na escola João Pernambuco e ultimamente entrei na ETECM (Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical). Sobre dar aulas, sim! Tô dando aulas particulares de violão básico pra principiantes, ainda tá meio raso, mas como voltei a estudar teoria a tendência é amadurecer. Apesar do negócio estar verde, é bem bacana a experiência, tô gostando!


Desde quando vem compondo e quais as suas principais influências?
Desde criança idealizava composições minhas brincando num gravador de fita k7. As influencias definitivas pra mim tentarei me lembrar.... vai de Beatles, Pink Floyd e Syd Barrett, Beach Boys, Mutantes, Arnaldo Baptista, Patrulha do Espaço, Rita Lee & Tutti Frutti, Raul Seixas, Made In Brazil, Ney Matogrosso, Elvis Presley, a turma do Manguebeat, a turma do "Udigrudi".... por aí vai! Menção honrosa as bandas recifenses do cenário pós-mangue como os Canivetes, Os Insites, Polydriver entre outras que me divertiam nos meus primeiros rolés no Recife Antigo.

Como foi a experiência de gravar o primeiro single? De onde surgiu a ideia de "viajando, viajando para o mar"?
A lembrança mais antiga que me lembre foi que eu ficava mentalizando o instrumental da música Manic Depression do Jimi Hendrix e do nada a minha melodia aparece em cima.... fiquei com ela na cabeça até começar a compor. Vivia mostrando pros amigos, eles adoravam, mas eu tinha receio em gravar... demorou uns 2 ou 3 anos pra eu tomar vergonha na cara e gravei! Já tava chegando aos 30 anos e precisava mostrar ao mundo algum registro meu!

O que você pode nos falar desse novo single que estamos lançando hoje, o E.T. do Janga?
É uma homenagem ao bairro em que meio que nasci (na verdade nasci no Bairro de Aflitos), vivi os primeiros anos da minha vida nesse lugar. Cheguei a voltar a morar nesse bairro no início da minha vida adulta por uns 2 anos. O Janga é conhecido por várias aparições de OVNIs nele, então numa noite estava inspirado com um desejo insano de fazer um space-rock ao estilo Patrulha do Espaço com Hawkwind, daí surgiu essa música.

Muita gente cobra apresentações suas ao vivo! Está com planos de montar uma banda? Aliás, pode ser que alguém que esteja vendo essa entrevista queria fazer parte da tua banda, deixa o convite!
Passei uns 15 anos da minha vida querendo e tentando ter banda, mas os projetos sempre ficaram no quase, foi frustrante... só agora com 30 estou tendo projeção, acho que vou tentar algo mais intimista primeiro, aos poucos vou procurar outros músicos, pois já tem artistas como o casal do Sargaço Nightclub me dando uma forcinha, o Zeca Viana mesmo é o meu Carlos Miranda. Gostaria de ter uma banda, quem pensar parecido comigo musicalmente fique a vontade! Se André Matraca conseguiu baterista pra banda dele eu também consigo montar um conjunto! Nháááá...!!! Mas olho ao redor e vejo muita dificuldade dos artistas daqui.... é triste ver tanto artista bacana e consagrado se restringir a pequenos bares. Raramente vejo meus colegas conterrâneos realizarem shows em lugares mais dignos, apresentações como a de Diablo Angel que houve no Teatro Hemílio Borba Filho deveriam ser mais comuns! Muitos lugares bacanas como o Jambo Azul, Estúdio Casa Verde, Mansão do Amor duraram muito pouco tempo. Torcendo pro novo Terra Café I Bar não ter esse destino! Espero que também um dia o Iraq volte a ter eventos com bandas, lá é muito legal!

Quem é Cássio e quem é Cassiola?
Cássio é um esquisito aleatório de Pernambuco, o Cassiola é um Reflexo dele.

Qual sua comida favorita? Gosta de cozinhar?
Sou mal exemplo alimentar! Pra ter uma ideía, sou viciado em biscoitos recheados de chocolate, é sofrível evitar comer isso todos os dias (risos), quase fiquei diabético na adolescência! Amo churrasco, mas simpatizo muito com o veganismo, as vezes compro as coxinhas veganas de Centurion da Mata e admiro muito a cozinheira da "Cozinha Abolicionista" Carlinha Falcão.
Cozinhar, eu tento fazer umas coisas, faço comidinhas típicas de barzinhos, um dia eu tomo vergonha na cara e evoluo nisso!


Quais os planos daqui para frente?
Vou tentar ir adiante com meu curso de música na ETECM, arranjar mais alguns alunos de violão pra melhorar minha renda e principalmente ir adiante com minha obra que finalmente está saindo do papel. Parafraseando o Jailson Mendes, é trabalhar e relaxar!

É isso! Muito obrigado e o espaço é todo seu!
Brigado em dobro! Espero que a turma curta o meu trabalho!! Agradeço além dos familiares que me apoiaram, agradeço a Hugo Rocha, Xaeinne que me deu esse nome artístico, Esmael Feijó, Zeca Viana que está produzindo meu trabalho, Carlos Eduardo e mais um monte de gente e as forças metafísicas que pode ser Deus, Goku, Buda que existindo ou não estão me ajudando neste momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário