terça-feira, 29 de maio de 2012

Volumes II e III


Com muita alegria estamos reativando a Coletânea Recife Lo-fi! :^)

Nesses dois anos modificamos o formato de curadoria do projeto e passamos a receber faixas dos artistas interessados em participar de uma segunda coletânea através do e-mail: recifelofi@gmail.com. O convite funcionou, e reunimos um material de qualidade bastante vasto para realização do segundo volume. Devido a essa ótima demanda e a boa repercussão que o projeto teve na sua primeira edição, decidimos realizar não apenas uma, mas duas coletâneas, os volumes II e III, mantendo a proposta inicial do projeto: divulgar a produção pernambucana de “baixa fidelidade”* no sentido de formação de público através do compartilhamento livre e sem fins lucrativos.

Nos volumes II e III foram selecionados 42 artistas/bandas de Pernambuco. Reunindo as mais diversas sonoridades foi possível traçar um panorama do que vem sendo produzido na cena musical independente do estado.


Volume II






Volume III







Idealizada por Zeca Viana, Recife Lo-fi é uma coletânea virtual que teve início em 2010 e reúne gravações de artistas solo/bandas de Recife (e Pernambuco em geral) realizadas de forma caseira, no quarto, ao vivo, em home studios de amigos e muitas vezes com equipamento improvisado. Por opção ou por falta de recursos suficientes para gravar em estúdios profissionais a decisão de gravar em casa abre possibilidades para uma sonoridade própria e uma liberdade que através das novas ferramentas tecnológicas vem determinando uma nova forma de ouvir e fazer música: desde sua captação, mixagem e finalização, criando um charme musical que apenas a produção lo-fi nos proporciona.


Produção e curadoria: Bruna Rafaella e Zeca Viana
Projeto gráfico: Bruna Rafaella e Zeca Viana


Apoio (divulgação): Trama Virtual; Revista O Grito; Coquetel Molotov; Hominis Canidae; Sonar PE; Outros Críticos


Tem uma gravação Lo-fi? envie pra gente em arquivo MP3 para o e-mail: recifelofi@gmail.com
Recife Lo-fi ajude a compartilhar essa idéia! Em breve Coletânea Brasil Lo-fi, aguardem!


*O termo Lo-fi vem do inglês Low Fidelity (baixa fidelidade). Ou seja, é um estilo de produção musical que usa técnicas de gravação de baixa fidelidade, com equipamentos alternativos. O termo foi cunhado por um DJ que dedicou meia hora de seu programa numa rádio para gravações caseiras ao longo do final da década de 1980 sob o nome Lo-fi. Porém hoje o termo evoluiu e se tornou bastante abrangente. Lo-fi aqui não é entendido apenas como "gravação de baixa fidelidade", hoje cada vez mais temos melhores resultados nos quartinhos, através de boas ideias, melhores microfones, plugins, etc. Então antes de tudo Lo-fi é uma forma de pensar soluções para a produção musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário